Marcha indígena acontecerá em Manaus no próximo sábado (20)
- Luísa Olímpia
- há 5 dias
- 1 min de leitura
Tuxauas (ou caciques) e parentes indígenas de várias etnias irão se reunir no próximo sábado, 20 de setembro, para a Primeira Passeata do Movimento Indígena de Manaus. Articulada pela Organização Indígena OIMMAM Mura e coordenada pela Tuxaua Hindra Eytunã Mura, a marcha é um protesto contra assassinatos, estupros e preconceito ocorridos com os indígenas da região de Manaus.
A concentração acontecerá na Praça do Teatro Amazonas, no Largo de São Sebastião, a partir das 16 horas. Após, haverá caminhada até a Praça 5 de Setembro, conhecida como Praça da Saudade.
Para o Tuxaua Wuiatá Mura da associação Wuiatá Mura, a expectativa da marcha é de luta por direitos e reconhecimento. “Os povos indígenas marcham para que suas vozes sejam ouvidas, seus direitos constitucionais garantidos e sua cidadania plenamente reconhecida.” Além desses pontos, o Tuxaua também reafirma a luta por educação e saúde, que necessitam ser respeitadas.
“Vamos nos juntar, vamos nos unir cada vez mais para mostrar o quanto nós somos resistentes, o quanto nós nos unimos com o tempo, porque só assim que a gente consegue vencer nossas lutas, consegue vencer nossas batalhas”, convoca Isaque Mura, associado das lideranças Mura.
“Chega de assassinatos com os nossos parentes, chega de estupros com as nossas parentas e chega também da falta de respeito para com os povos originários de Manaus e entorno”, expõe o Cacique Miro Cambeba da Comunidade Indígena Tarumã Cachoeira Alta.
Comentários